S&OE - Sales and Operations Execution

Ainda em fase de forte expansão no mundo empresarial atual, o conceito de S&OE – Sales and Operations Execution refere-se ao processo existente entre o S&OP e a execução operacional. Os planos oriundos do processo S&OP, por não possuírem granularidade suficiente de dados, precisam ser quebrados e transformados em planos operacionais para dirigir às atividades de programação e controle de produção e materiais. Com frequência semanal (em geral), o processo tem como objetivo revisar a demanda planejada com a maior granularidade possível e equilibrar com a oferta disponível, seja em termos de capacidade de produção, disponibilidade de matéria-prima, capacidade de armazenamento, etc.

 

A grande diferença para o processo S&OP, é que o S&OE foca no curtíssimo prazo, com horizonte para confrontar o planejado com o realizado, tanto em termos de demanda como oferta, e consensar o melhor cenário possível para o próximo período, embasado em situações majoritariamente firmes. 

Alguns insights para refletir sobre oportunidades no desempenho do S&OP na sua empresa:

 

  • Como sabem se o planejamento S&OP está sendo realizado no decorrer do período?

  • Quanto do planejamento S&OP é executado fidedignamente, mesmo que a demanda prevista não tenha se concretizado com bom nível de precisão?

  • Quanto do planejamento S&OP é executado fidedignamente, mesmo que a oferta prevista não tenha se concretiza com bom nível de precisão?

  • Variações de demanda e oferta geram nova rodada de consenso entre os lideres da empresa em intervalo menor que os ciclos S&OP?

  • Quantos produtos foram produzidos nos últimos tempos que ficaram no estoque e simultaneamente, quantos pedidos não previstos não foram entregues nas datas prometidas?

 

 

Ficou interessado? Se sua empresa ainda não o tem implementado, e gostaria de maiores detalhes acerca do conceito, entre em contato para um diagnóstico sem compromisso. 

Contate-nos